Dr. Helton Monteiro e médico (formado em 2004), servidor público e dirigente sindical, presidente (licenciado) do Sindicato dos Medicos do Estado de Sergipe (Sindimed). Tem histórico no movimento estudantil (UFS, a partir de 1994) e sindical (direcao do Sindimed, CUT Sergipe, Federacao Nacional dos Medicos e, mais recentemente, Federacao Médica Brasileira). Em plenaria do PSOL em 7 de abril de 2026, foi definido como pre-candidato ao Governo de Sergipe, com pauta de defesa do SUS e do servico público e oposicao a privatizacoes.